quarta-feira, 9 de maio de 2007

Sarkozy: Curva apertada à direita


A França elegeu no passado domingo o candidato da direita Nicolas Sarkozy, como o 23º Presidente da República Francesa, com 53,06% dos votos. A segunda volta foi disputada por Ségolène Royal, a candidata da esquerda, que obteve 46,94%.
Mas o que representa esta vitória?
A vitória de Sarkozy espelha uma viragem ainda mais à direita na condução da actual França. Como objectivos, Sarko definiu a "elevação" da França novamente a uma potência europeia e mundial. Para isso, entre outras coisas, tenciona condicionar mais a imigração do Norte de África, cooperar com os Estados Unidos, relembrando que a amizade existente deve ser de mutúa cooperação. São alguns dos exemplos das políticas e bandeiras de Sarkozy.
Mas como já seria de esperar, as reacções a esta eleição estão a ser um tudo nada violentas e radicais, vindas, ao que tudo indica, de extremistas de esquerda.
Nada que seja demasiado inexpectável, pois foi Sarkozy que se dirigiu aos jovens delinquentes dos subúrbios de Paris, como escumalha. Algo que para quem proclama a cooperação entre todos deu um grande tropeção. Valendo-lhe até comparações a Jean-Marie Le Pen. O que não seria muito desproporcional.
Enfim, veremos se esta viragem ainda mais à direita, não representa uma curva muito apertada para a França.

Sem comentários: