terça-feira, 8 de maio de 2007

Política: Direita ou Esquerda












Na vida política assiste-se com frequência à divisão dos partidos em lados: direita ou esquerda. Nem todos, porém, conseguem definir um horizonte ou só de direita ou só de esquerda, os do centro. Mas desenganem-se aqueles que pensam que este tipo de partidos, por fazer jogadas pela esquerda e pela direita, conseguem ser os que melhores resultados práticos na condução do país obtém.

Em Portugal existem mais de 10 partidos políticos activos, exclusivamente políticos ou não. Destes só 6 têm assento no parlamento: PS, PSD, PCP, CDS, BE e PEV.

O PS (Partido Socialista) catalogado como de centro-esquerda, tem maioria absoluta na Assembleia da República com 121 deputados. Já constituiu vários governos, estando actualmente no poder, com o Primeiro Ministro José Sócrates.

O PSD (Partido Social Democrata) é um partido de centro-direita e é o maior partido da oposição, com 75 deputados no parlamento. Foi o último partido a governar antes do actual governo socialista.

O PCP (Partido Comunista Português) é um partido de esquerda. Definido como sendo um partido do proletariado e todos os trabalhadores, aparecendo muito ligado aos sindicatos. No parlamente detém 12 deputados.

O CDS (Centro Democrático Social) é um partido de direita. Constituído por democratas cristãos, conservadores e liberais clássicos. Tem entrado em algumas coligações com o PS e o PSD. No parlamento detém 12 deputados.

O BE (Bloco de Esquerda) é uma força política de esquerda, com tendências anarquistas. É um partido como formação recente (1999). Actualmente tem 8 deputados na Assembleia.

O PEV (Partido Ecologista "Os Verdes") é um partido de esquerda, tendo chegado a fazer coligações com o PCP. Importante nas intervenções a nível ambiental e ecológico. Reduzida expressão parlamentar com apenas 2 deputados.


Nos 30 anos da democracia em Portugal temos assistido a uma flutuação entre o PS e o PSD na liderança dos governos e na presidência da República. Demonstrando assim a divisão nacional entre a direita e a esquerda.
E assim vai o país, optando pelo Centro...

5 comentários:

Anónimo disse...

Como é possivel afirmar que o Bloco de Esquerda é um partido com tendências neo-liberais?

Decerto deve haver qualquer tipo de confusão..

Rui disse...

Obviamente houve uma confusão de conceitos, pois até vai contra o que escrevi em cima sobre o CDS.
Rectificado e muitíssimo grato pela correcção.

Anónimo disse...

tum, dja, dja, ctum, dja, gui, gui ,gui

Anónimo disse...

Hi to all, the contents present at this web page
are actually remarkable for people knowledge, well, keep up the nice
work fellows.

Also visit my website; most effective skin whitener

Unknown disse...

É necessário apoiar partidos que tenham ideologias cristas e de aspecto republicano e democrático. NÃO APOIEM O COMUNISMO JAMAIS! COMUNISMO É A IDEOLOGIA QUE APODRECE A AS NAÇÕES POR TODA A TERRA.É uma ideologia Supranacional com chefes supra nacionais. Ou seja uma entidade com planos pérfidos de enriquecer sues próprios bolsos enquanto falam de de igualdade, justiça social e progresso aos mais pobres. Eles destroem pouco a pouco a moral os bons costumes, a religião/fé, e a identidade nacional. Em resumo eles roubam sua alma e de todos que você ama.
Não apoie este mal que um dia achamos que tinha morrido e que agora esta renascendo em toda a América latina, e que esta fortemente apoiada pelo poder "Eurasiano" (Russia China).

Don't support Communism - Say NO to the Mass killings under Communist regimes. 100 Million deaths.