quarta-feira, 23 de maio de 2007

José Saramago: O mago da literatura






















Para mim ser contemporâneo deste senhor é um grande motivo de orgulho e de honra. E não estou a exagerar. Ele é escritor, filósofo, comentador político e teve como primeira profissão a de serralheiro mecânico.
Vindo de famílias humildes, da Azinhaga, no Ribatejo, José Saramago passou já na adolescência a viver em Lisboa, por lá ficou. Concluiu os estudos, começou a trabalhar em serralharia e foi-se integrando na classe literária através de diversos jornais.
Actualmente vive em Lanzarote, nas Canárias, depois dum incidente com um Minsitro da Cultura.
É autor de cerca de 45 obras literárias, desde o romance, à poesia e ao teatro. Atingiu o seu apogeu quando em 1998 foi distinguido com Prémio Nobel da Literatura.
Já tive a oportunidade de ler 4 livros dele e em breve falarei sobre eles.
Não o conheço pessoalmente, mas penso que em breve terei essa oportunidade.
Pelo que já fez é e será uma das grandes individualidades mundiais do séc. XX e início do séc. XXI.
É dono e senhor de uma escrita invulgar, que alguns a consideram muito cansativa e com bastante ausência de pontuação. Mas na realidade apresenta uma maneira diferente de fluência, mas que com o hábito qualquer leitor adapta-se com facilidade ao seu ritmo.
Espero que continue a publicar enquanto puder, pois a literatura nacional precisa dele.
Quem ainda não teve oportunidade de ler alguma obra, que o faça, impreterivelmente.
Bem haja, José Saramago.

5 comentários:

Inês disse...

eu cá acho que ele escreve muito bem!
e essa coisa da pontuação, está bem que ele a usa de forma diferente, mas pontua! só mesmo quem nunca o leu é que diz que ele não usa vírgulas nem pontos finais...

Bruno Miguel Ferreira disse...

José Saramago é sem duvida o grande escritor português e um dos melhores escritores que o mundo já teve o privilégio de ter.
Já li cerca de 10 livros de Saramago e a sua forma cristalina de escrever mas sobretudo o seu pensamento e as suas ideias, dão ás suas obras uma grandeza sem paralelo na literatura mundial.

Unknown disse...

Eu estou fazendo um trabalho sobre José Saramago, ele é um excelente autor, suas obras são fantásticas.Ele é uma relíquia para a sociedade.

Anónimo disse...

Quando penso em Saramago, penso no Memorial do Convento, nesse enredo belo, tão bem conseguido. penso no milagre de desenterrar aquela multidão de gente anónima,
atribuindo-lhes nomes,em contraste com os poderosos, criéis, mesquinhos e imbesis.
Penso nas tragédias hummanas que ele nunca esquece e denuncia com autoridade.Pesnso em todo aquele engenho, capaz de separar peninsulas e reuni-las de novo.Penso no escritoor subtil e simultâneamente corajoso, capaz de desafiar as farsar religiosas, e sei que o faz em nomme de quem não pode ou não sabe separar-se das amarras que nos vêm definhando através dos séculos.Obrigado SARAMAGO.

Anónimo disse...

É curioso que dois dos meus escritores preferidos, o outro é Alegre, defendam ideias tão contrárias das minhas, católico-conservador ferrenho, mas isso não faz com que deixem de ser dois escritores fantásticos.