quarta-feira, 9 de maio de 2007

Jornais Ingleses: a mania da superioridade






Mais uma vez, os jornais ingleses vêm criticar algo que é feito em Portugal ou por portugueses.
Desta vez insurgem-se com a actuação da polícia portuguesa no caso do desparecimento de Madeleine. Madeleine é uma criança inglesa de praticamente 4 anos que desapareceu da casa dos pais, no Algarve, onde passavam férias.
As críticas, basicamente, remontam à eventual inoperância nas primeiras do desaparecimento de Madeleine e à escassa informação que é dada à comunicação social sobre os desenvolvimentos na investigação. É sabido que em Portugal, as leis e regulamentos são diferentes dos praticados em Inglaterra, e como tal acham estranho não se divulgarem informações sobre o caso.
Pois bem, será pela polícia portuguesa (PJ, GNR) ter mostrado, em diversos casos, resultados muito positivos?
Muito provavelmente será. Pois desde sempre, eles se habituaram a olhar para Portugal de cima. Acredito que a esmagadora maioria dos ingleses não se revê no que sai escrito nos jornais, sobre a polícia portuguesa. Mas a comunicação social inglesa tem sempre que arranjar um bode expiatório, para os casos mais mediáticos. Não nos esqueçamos de Cristiano Ronaldo e José Mourinho. Os melhores, jogador e treinador, de Inglaterra.
Mas o objectivo disto tudo passa por desviar as atenções dos pais de Madeleine, pois estes, como é evidente têm culpas no cartório.
Pois bem quando um país como Portugal apresenta resultados positivos em algumas situações, os outros tentam na primeira oportunidade destruí-los.
É a mania da superioridade.

Sem comentários: