sábado, 2 de junho de 2007

O Evangelho Segundo Jesus Cristo


O Evangelho Segundo Jesus Cristo surge para Saramago vestir a pele de profeta e dar ele, também, a sua opinião sobre Jesus Cristo e sobre alguns episódios da sua vida.
Muito provavelmente a obra mais polémica e mais mediatizada de todo o seu espólio. Consequência das muitas interpretações que Saramago faz acerca de certos acontecimentos, sendo o mais polémico, a relação de Jesus com Maria Madalena.

Neste caso a bíblia diz-nos que ela era uma prostituta e pouco mais. Reduzindo-a tão somente ao caso do apedrejamento público de que ia ser alvo.

Contudo, ainda antes de Brown's, já Saramago decidiu, e não por obra e graça do espírito santo, pois este a ele não o atingiu, dar uma vida mais lógica a Maria de Magdala. Pois bem, não deixou ela de ser prostituta, pois isso parece ser facto histórico, mas passou a ser, digamos, companheira, muito íntima mesmo, de Cristo. Acompanhando-o praticamente desde que se conheceram.

Desde o nascimento até à crucificação, este evangelho altera (do ponto de vista bíblico) um pouco as peripécias vividas por Jesus, como já vimos no caso de Maria Madalena. Incluí também novos episódios como por exemplo os diálogos com Deus e com o Diabo, ou a crucificação de José, pai, ou não, de Jesus.

Resumindo a minha opinião acerca deste livro diria que é mais uma história acerca de Jesus, com muita proximidade em termos de validade de outras bastante mais celebrizadas, não fosse a distância temporal.

A frase que mais ficou na retina, ou na córnea, não sei bem, foi: "... Homens, perdoia-lhe, porque ele, não sabe o que fez".

2 comentários:

Joana disse...

ora aí é eu que eu acho que estás enganado!

sou admirador incondicional do grande génio que, para mim, é Saramago!
foi o primeiro livro dele que li, e devo confessar que me prendeu. a ironia que caracteriza Saramago serve os olhos da mais pra essência da religião. que é e sempre foi o Ópio do Povo.

Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.