segunda-feira, 18 de junho de 2007

Ensaio sobre a cegueira


O Ensaio sobre a cegueira é uma obra perturbadora sobre uma epidemia de cegueira branca ultra contagiante, que atinge toda a sociedade excepto uma única mulher.
O primeiro caso desta epidemia foi encontrado num homem que na altura se encontrava parado num semáforo no trânsito. Depois foi ajudado por um sujeito que mais tarde ficou também cego.
E assim começa uma encadeada onda de contágio, com progressão exponencial. Atinge todos os extratos sociais e profissões.
Mas uma mulher, de um médico oftalmológico, não se sabendo bem porquê, é a única que não cega. Assistindo ela a tudo o que se passará, quer no refúgio, quer depois fora dele, quando de lá saírem para o exterior. É ela que conduz toda uma camarata e um grupo de pessoas durante a cegueira, ajudando-as a movimentarem-se e a organizarem-se.
Esta história perturba bastante, pois assistimos quase fisicamente a todos os problemas que vão acontecendo e vemos a degredação social que se instala.
É uma obra indispensável na literatura portuguesa e uma das que mais evidencia, na minha opinião, a grande capacidade de José Saramago.
Vai ser adaptada para o cinema pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles, autor do conhecido "Cidade de Deus", e conta com representações de actores americanos, brasileiros e japoneses.
Espero sinceramente que o filme consiga mostrar e sensibilizar tanto como o livro.
"Se podes olhar vê, se podes ver repara"

1 comentário:

Joana disse...

o livro é uma obra genial! eu amei! mesmo incondicionalmente!

bjinhuxxx