quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Referendo sobre o Aborto

O referendo sobre a despenalização do aborto está agendado para o dia 11 de Fevereiro, a pedido do governo socialista (o qual tencionava fazê-lo ainda em 2006).
Este referendo pede uma opinião pública à seguinte questão:"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?".
Neste momento as últimas sondagens dão ligeira vantagem ao sim, mas penso que neste referendo quem irá vencer será novamente o não. Por simples razões: as sondagens têm o valor que cada um lhes atribui e penso que neste caso (aborto) é particularmente difícil retirar respostas verdadeiras às pessoas, pois nestas situações a decisão é tomada apenas nas urnas.
Outra simples razão é a campanha da igreja ainda não ter entrado na sua fase "agressiva", e quando isto acontecer aí sim o não vai proliferar e a maioria dos portugueses (católicos) irá optar pelo não.
Sobre o meu sentido de voto, não o irei revelar já, pois até ao referendo ainda tenciono deliberar e publicar opiniões acerca de algumas questões relacionadas com o aborto.
O meu desejo no entanto é que não vença a abstenção, mas sim a "simples liberdade de expressão".

Sem comentários: