quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Caso: Vandalismo Évora

Antes de mais gostaria de condenar o acto praticado pelos jovens, no caso o vandalismo de que são actores principais. Quer o rapaz de 13 anos, o jackass, quer o cameraman, quer os colegas que estavam a assistir.
De salientar a prontidão com que os pais se disponibilizaram para pagar os estragos feitos por eles (outra coisa não seria de esperar, pois eles têm uma fatia grande de importância na educação do filho).
Condenável é também toda a meditização deste caso. Desde o fenómeno dos vídeos no Hi5 e YouTube, até à investigação (grupal) de internautas da AutoHoje, concluindo na exposição televisiva do vídeo. Esta situação levou a que em alguns sítios se fizesse um "apedrejamento" público, desumano e incompreensivelmente infantil do rapaz de 13 anos. O vandalismo praticado pelo rapaz é condenável, inqualificável e punível, mas os insultos, as ameaças e as "justiças populares" protagonizadas por alguns adultos é de uma hiprocrisia incrível. Estes querem pelas próprias mãos e através dos insultos fazerem justiça num caso onde os danos são apenas materiais e já estarão a ser pagos aos respectivos donos.
O rapaz demonstrou muita ingenuidade ao ter publicado o seu nome e a sua cara, mas vai ser punido por isso. Agora quantos se escondem atrás de cargos e mascáras e continuam inantigíveis pela justiça?
Parem é de ameaçar e insultar!
Quem nunca cometeu um pequeno crime, que ameace e insulte.
Mas que tenha dado a cara e assumido.

Sem comentários: